Além de adotar o que há de novo no setor, isso também ajuda a reduzir a rotatividade da equipe, pois uma gestão eficiente considera não apenas os resultados alcançados, mas também a satisfação dos colaboradores com a empresa. É essencial lembrar que a contratação e o desligamento de funcionários geram custos, impactando diretamente a saúde financeira do negócio.
Pensando nisso, elaboramos este material para apresentar as melhores práticas para treinar funcionários, motivar a equipe e utilizar ferramentas de comunicação que podem impulsionar o sucesso da empresa. Confira!
Quais são as melhores práticas para treinar funcionários em restaurantes?
Primeiro, apresentaremos as melhores práticas para treinar funcionários em restaurantes e garantir mais eficiência para o seu negócio.
Treinamento no campo
Os treinamentos devem ser encarados não apenas para garantir profissionais motivados e reduzir a rotatividade do restaurante. Claro, isso é muito importante, mas não se limita a isso. Capacitar as pessoas que chegam ao seu negócio é essencial para assegurar a manutenção contínua da qualidade dos produtos, especialmente porque os novos colaboradores precisam de tempo para assimilar o conhecimento que os veteranos já possuem.
Por essa razão, coloque os novatos para trabalharem com a equipe mais experiente. Esse contato direto ajudará na aprendizagem das rotinas de forma mais prática, além de permitir que observem os pedidos mais frequentes, os pratos com maior saída, os imprevistos comuns do dia a dia do restaurante, e o tempo de preparo de cada prato.
Criação de checklists diários
Checklists com algumas funções diárias podem ser implementados para facilitar o trabalho da equipe e garantir que tudo o que ocorreu nos treinamentos seja de fato executado. Exemplo: suponhamos que você realizou uma capacitação de gestão de estoque no empreendimento.
A partir dela, é função dos próprios profissionais do negócio verificar quais são os itens que contenham nos pratos de mais saída realmente estejam disponíveis, quais são aqueles que estão próximos do prazo de validade (o que poderia ocasionar em estratégias de promoção para este item em específico), entre outras atividades.
Como são muitas as demandas originadas por meio desse treinamento, as chances de algo ficar para trás caso não haja nenhum acompanhamento são grandes. Por essa razão, o checklist funciona como uma ferramenta que contribui diretamente para que os treinamentos e capacitações surtam efeito.
Realização de treinamento de manipulação de alimentos
Em um empreendimento como o de restaurantes, a empresa deve realizar constantemente treinamento de manipulação de alimentos e de segurança. Isso não apenas melhora a qualidade do que é servido, como também contribui diretamente para aumentar a credibilidade do local e garantir mais satisfação dos clientes.
É importante lembrar que um erro cometido pela sua equipe pode resultar em comentários negativos nas redes sociais e, consequentemente, afastar pessoas interessadas no seu negócio ao consultar suas páginas oficiais.
Por esse motivo, é essencial realizar capacitações sobre as melhores práticas, com o objetivo de garantir que os alimentos sejam preparados e armazenados de acordo com todas as normas de higiene. Além disso, crie um documento acessível para que qualquer pessoa possa consultá-lo sempre que tiver alguma dúvida, para otimizar o trabalho e assegurar que todos os procedimentos sejam seguidos corretamente.
Treinamento de gestão de estoque
A gestão de estoque em um restaurante impacta diretamente o controle eficiente dos produtos, garantindo que sejam organizados por categorias, armazenados corretamente em prateleiras e identificados com etiquetas. Isso facilita a localização dos itens e agiliza o atendimento. Além disso, quando a equipe compreende os processos de forma prática, a eficiência aumenta.
Com um controle bem estruturado por meio de treinamentos, os benefícios são perceptíveis desde o início. Afinal, há redução de custos, evitando compras excessivas e desperdícios de ingredientes, além de possibilitar o equilíbrio do nível de vendas.
Outro aspecto relevante é o aumento da produtividade, impulsionado não apenas pela capacitação em gestão de estoque, mas também por outros treinamentos. Boas práticas são transmitidas aos profissionais, promovendo melhorias no dia a dia do trabalho.
Por fim, destaca-se a maior eficiência operacional, já que a equipe consegue identificar padrões de consumo, saber quais insumos têm maior ou menor saída e criar estratégias para impulsionar as vendas em períodos específicos.
Gestão financeira
A parte administrativa do restaurante não pode ser deixada de lado. Muito pelo contrário. A satisfação dos clientes é um ponto fundamental para o sucesso de seu negócio, mas se não houver uma boa gestão, existem os riscos de novos investimentos não serem alocados de maneira efetiva no empreendimento.
E os próprios colaboradores também devem passar por capacitações quanto aos sistemas existentes em seu negócio. Exemplo: suponhamos que houve a contratação de um software para melhorar a gestão de estoque. Se não houver o treinamento das pessoas, as principais funcionalidades não serão realizadas com o máximo desempenho que elas contam. Ao oferecer esse treinamento, vai haver muito mais facilidade por parte delas de usufruir de todos os benefícios que a ferramenta traz, sendo mais um diferencial para a empresa.
Como motivar a equipe e reduzir a rotatividade no setor?
Agora que você já conhece de perto quais são as melhores práticas de treinamento para as pessoas de seu restaurante, chegou o momento de entendermos ainda como é possível aumentar a motivação para reduzir a rotatividade. Como abordamos, esse é um fator que gera impactos financeiros, o que poderia prejudicar o planejamento do empreendimento. Confira!
Reconhecimento e valorização
Um ponto que vale muito a pena investir, uma vez que é de baixo custo e traz um ótimo impacto para a equipe, é o investimento em reconhecimento e valorização da equipe. Por essa razão, preocupe-se sempre em elogiar aqueles que mais se destacam e reconhecê-los perante as outras pessoas do time.
Inclusive, determinado orçamento pode ser direcionado para que haja a oferta de um benefício extra para os colaboradores que melhor tiveram resultados, justamente para incentivar que as outras pessoas também busquem o seu melhor. Ao investir no desempenho das pessoas, consequentemente você investe no desempenho do restaurante.
Ambiente de trabalho positivo
Destacamos ainda a estratégia de oferecer um ambiente de trabalho positivo. Ao longo da jornada de trabalho, existem aqueles momentos de pausa das pessoas de seu time. Por isso, caso seja possível, oferecer um espaço onde elas podem compartilhar trocas com os seus colegas e descansar de forma breve contribuirá para que o ambiente reforce esse sentimento de valorização e pertencimento de seu time.
Metas realistas e incentivo
Definir metas para a equipe é uma estratégia eficaz para que os colaboradores compreendam seu impacto no sucesso da empresa e desenvolvam planos para atingir os objetivos estabelecidos. No entanto, é fundamental enfatizar um ponto: as metas precisam ser realistas. Se forem excessivamente altas ou inatingíveis, o efeito pode ser contrário ao desejado. Em vez de motivação, a equipe pode sentir frustração e desânimo, o que compromete o desempenho e a entrega dos resultados esperados.
Plano de carreira
Ao desenhar um plano de carreira para seus profissionais, você terá a oportunidade de demonstrar a eles que existe a possibilidade de crescimento na empresa. Por essa razão, realize frequentemente reuniões de alinhamento com a sua equipe, entenda qual é o momento de carreira em que elas estão, onde elas desejam chegar, como o empreendimento pode auxiliar nesse sentido, entre outros pontos.
Quais ferramentas podem ajudar na comunicação e na organização da equipe?
Agora, apresentaremos algumas ferramentas que ajudarão a melhorar a comunicação e a organização da equipe:
- WhatsApp Business: com ele, você pode se comunicar rapidamente com seu time e integrar melhor os setores, como a cozinha, o atendimento e o controle da fila, facilitando a troca de informações de forma eficiente.
- Trello: esta solução facilita a gestão de tarefas do time, permitindo que as informações sejam atualizadas em tempo real. Isso otimiza a comunicação entre os membros da equipe e contribui para aumentar a satisfação dos clientes que chegam ao seu restaurante.
- Google Drive: com o Google Drive, seus documentos ficam armazenados na nuvem, acessíveis de qualquer lugar. Além disso, você pode registrar feedbacks dados aos profissionais, permitindo que eles consultem suas pastas para entender os pontos de melhoria e aprimorarem suas atividades ao longo do tempo.
- Deputy: essa ferramenta simplifica a criação de escalas de trabalho e garante que qualquer alteração nos horários seja comunicada de forma rápida e eficiente, evitando desalinhamentos que possam impactar negativamente a percepção dos colaboradores sobre a empresa.
E então, o que achou de conhecer as melhores práticas de gestão de equipe em um restaurante? Como vimos, essas estratégias contribuem significativamente para motivar e engajar os colaboradores, além de reduzir a rotatividade. Com isso, não só se mantém o capital humano, como também há um impacto positivo na saúde financeira do seu negócio.
Se deseja conhecer mais sobre ferramentas automatizadas de gestão de restaurantes, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!